# Notícias Gerais

26 de Junho de 2018 às 12:26

Câmara aprova readmissão de empresas ao Supersimples

Os efeitos serão retroativo a 1º de janeiro deste ano

Fonte e foto: Agência Brasil

O plenário da Câmara aprovou na noite desta segunda-feira (25), por 270 votos favoráveis a 1 contrário, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 500/18, que permite a readmissão das empresas excluídas do Simples Nacional (Supersimples). Os efeitos serão retroativo a 1º de janeiro deste ano. A proposta é decorrência de derrubada de veto presidencial total a projeto com mesmo teor aprovado em abril deste ano. A matéria segue para apreciação do Senado. 

O texto estabelece que para retornar ao Simples Nacional os interessados deverão aderir ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pert-SN) instituído pela Lei Complementar 162/18.

Com a regulamentação da nova lei pela Receita Federal, as microempresas excluídas esperam a definição sobre a reinclusão para aderir ao parcelamento. A opção para essa adesão deverá ser feita no prazo de 30 dias contados da data de adesão ao Pert-SN.

O Supersimples é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte.

9 de Julho de 2018 às 15:19

Fliaraxá abre sétima edição nesta quarta(27)

Monja Coen, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Thiago Delegado são atrações em primeiro dia do Festival Literário de Araxá

ARAXÁ (MG) - O Fliaraxá abre sua sétima edição nesta quarta-feira, dia 27 de junho, com a participação de importantes escritores e atrações musicais. Em dia de jogo da seleção seleção brasileira, o Fliaraxá vai transmitir a partida em telão em seu espaço gastronômico, com direito a show da banda Samba Quente, no intervalo e após o término. Entre os destaques da programação de estreia estão a Mesa dos Patronos (Guimarães Rosa e Graciliano Ramos), com Heloisa Starling, Wander Melo Miranda e Ricardo Ramos Filho; a leitura que o ator Cacá Carvalho faz do texto “Pormenor de Ausência”, de Lívia Baião; e a mesa O inferno somos nós: do ódio à cultura de paz, com a Monja Coen. Na programação musical, a apresentação voz e violão de Lula Ribeiro, às 19h30, e o show de Thiago Delegado, às 21h30. A entrada é gratuita.

O VII Fliaraxá vai se realizar entre 27 de junho e 1 de julho nas dependências do Tauá Grande Hotel de Araxá, em Minas Gerais.  Sempre carregado de conteúdo, bons autores e exaustivo trabalho curatorial, o tema deste ano será “Alma, Leitura e Revolução” e terá duas damas da literatura brasileira como autoras homenageadas: Ana Maria Machado e Marina Colasanti. Como patrono local, o poeta João Rios Montandon e autora homenageada local,  Leila Ferreira. 

Dia 27/06 - Quarta-feira

Programação Geral

11h – Abertura da livraria e da área de gastronomia – área externa

15h – Transmissão do Jogo Brasil x Sérvia – área de gastronomia – área externa

18:00 – Abertura oficial – área externa

18:30 – Homenagem a Leila Ferreira e a João Rios Montandon (com participações de Tom Carteiro e do músico Tiago Martins)  – área externa

19:00 – Mesa dos patronos – Guimarães Rosa e Graciliano Ramos – Salão Minas Gerais

Heloisa Starling; Wander Melo Miranda; Ricardo Ramos Filho

20:00 – Ator Cacá Carvalho faz leitura do texto  “Pormenor de Ausência”, de Lívia Baião  – Salão Minas Gerais

20:30 – O inferno somos nós: do ódio à cultura de paz – Salão Minas Gerais

Monja Coen

Programação Musical

11h – Dj Zubreu – Palco
15h – Jogo do Brasil – Palco
15h45 às 16h – Samba Quente – Palco
16h45 às 17h45 – Samba Quente – Palco
18h às 18h20 – Cerimônia de Abertura – Palco
18h20 às 18h35 – Homenagem a Leila Ferreira – Coreto
18h35 às 19h – Orquestra Mirim de Contagem – Palco
19h30 às 20h30 – Lula Ribeiro – Voz e Violão – Palco
20h30 às 21h30 – Dj Zubreu – Palco
21h30 às 23h30 – Thiago Delegado – Palco
23h30 às 00h – Dj Zubreu – Palco

Estão confirmados para o evento o angolano Gonçalo Tavares, o mexicano Juan Pablo Villalobos e o francês Philippe Lobjois, além dos brasileiros Leonardo Boff, Monja Coen, Marcelo Rubens Paiva, Marcia Tiburi, Humberto Werneck, José Miguel Wisnik, Luiz Ruffato, Wander Melo Miranda, Angela Alonso,  Angela Castro, Heloísa Espada,  Ricardo Ramos Filho, Nilton Bonder, Heloisa Starling, Eugenio Bucci, Ilana Casoy, Cesar Bravo, Paula Pimenta, Maria Paula Dallari Bucci, Ricardo Aleixo, Marcel Souto Maior, Pedro Muriel,  Chico Mendonça, Carla Madeira, Sergio Abranches, a youtuber Jout Jout, toda a família Klink, entre outros. Alguns dos principais eventos serão transmitidos simultaneamente na página do festival no Facebook (/Fliaraxa). Todos os eventos da Sala Minas Gerais terão tradução em Libras

O time de curadores é formado pelo criador do Festival, Afonso Borges, a professora  Heloisa Starling, da UFMG, o jornalista Eugenio Bucci, da USP e o  escritor Leo Cunha. Os curadores locais são Luiz Humberto França e Rafael Nolli. O Fliaraxá é uma realização da CBMM e do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Itaú, Cemig, Prefeitura Municipal de Araxá, Secretaria Municipal de Educação de Araxá, Fundação Roberto Marinho, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Academia Araxaense de Letras, TV Integração e Uniaraxá. Toda a produção do evento está a cargo da Rubim Produções.

Foto de capa: divulgação

9 de Julho de 2018 às 15:19

Homem de 77 anos é esfaqueado no peito por vizinho e morre pouco depois em Patrocínio (MG)

A Policia Militar prendeu pouco depois o autor e a arma do crime

 

PATROCÍNIO (MG) - Por volta das 07h50m da manhã dessa segunda-feira, 25/06, um discussão entre vizinhos acabou em um homem de 77 anos esfaqueado no peito, na Avenida Bendito Romão de Melo, altura do número, 1260, Bairro São Benedito, onde residiam vítima e autor.

Segundo vizinhos disseram a nossa reportagem,  Reginaldo Rodrigues da Cunha, 46 anos, conhecido por Reginaldo Timburé, que supostamente têm problemas mentais e o seu vizinho senhor Otacílio Fonseca de Ávila, 77 anos, se desentenderam. Neste momento, Reginaldo armado de uma faca desferiu um golpe contra o tórax de Otacílio.

Uma jovem que passava pelo local presenciou os fatos. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram acionados.

Otacílio Fonseca de Ávila, de 77 anos, foi atingido por um golpe de faca no peito. Ele foi socorrido por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros e levado para o Pronto-Socorro Municipal de Patrocínio, onde deu entrada em estado grave e morreu as 11h06m.

Equipes da Polícia Militar tiveram que arrombar a porta para prender Reginaldo que se trancou em sua residência. Ele tem passagens por lesão corporal.

Ainda de acordo com os familiares da vítima, diversas ocorrências já foram registradas e pedidos foram feitos para que o homem fosse retirado da casa. “Esta foi uma tragédia anunciada”, afirmou um familiar. 

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Patrocínio. No passeio ficaram manchas da sangue da vítima.

A faca usada no crime foi recolhida pela Polícia Militar. Ela foi lavada pelo suspeito após a agressão.

O perito da perícia técnico cientifica, Cleomar Dornelas, esteve no local e realizou seus trabalhos, indispensáveis ao trabalho da policia judiciária.

19 de Março de 2018 às 09:38

Caminhoneiro bate na traseira de carreta e morre na BR-365 próximo a Patos de Minas

A cabine do caminhão ficou destruída.

Um grave acidente foi registrado no quilometro 397 da BR-365, entre Patos de Minas e Varjão de Minas, a cerca de 10 quilômetros do “Trevo da Pipoca”. Um caminhão carregado com mármore bateu na traseira de uma carreta, carregada com ferro. O motorista do caminhão morreu no local.

Segundo informações preliminares, os dois veículos seguiam sentido Varjão de Minas a Patos de Minas quando a carreta, com placas de Cambe (PR) e carregada com 24 toneladas, teria perdido velocidade durante uma subida. 

Neste momento, a carreta foi atingida pelo caminhão, com placas de Capim Grosso (BA) e carregado com pedras de granito. O caminhão seguia para Ribeirão Preto (SP). 

Com o impacto, a cabine do caminhão ficou destruída. O motorista do caminhão morreu no local, preso entre as ferragens. O corpo foi retirado pelos militares do Corpo de Bombeiros e encaminhado para o IML - Instituto Médico Legal de Patos de Minas. 

A rodovia foi totalmente interditada para o trabalho do Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal e a Perícia da Polícia Civil estão no local para apurar as causas do acidente. O caminhoneiro que morreu foi identificado como Jandeson Silva Ferreira, de 26 anos. O motorista da carreta não teve ferimentos.

Fonte: https://patrocinioonline.com.br?

22 de Novembro de 2017 às 16:44

Comissão da Câmara proíbe aborto até em casos de estupro

A medida que está gerando controvérsias entre deputados foi aprovada por 19 votos e depende de aval do plenário para entrar em vigor

Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou proibição de aborto no país sem ressalvas para qualquer tipo de justificativa, entre eles estupro, risco à vida damulher e bebês com má formação do cérebro (anencefalia) A medida para entrar em vigor depende de aprovação do plenário da Casa e, ainda, do Senado.

A mudança que pode ser inserida na Constituição aconteceu nessa quarta-feira (8) durante análise de duas propostas de emenda à Constituição que tratam da licença maternidade – PEC 181/15, do senador Aécio Neves (PSDB-MG), e PEC 58/11, do deputado Dr. Jorge Silva (PHS-ES). O relator da comissão, deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), optou por um novo texto.

Além das restrições a qualquer tipo de aborto, por 19 votos a um, os deputados aprovaram a ampliação a ampliação da licença maternidade em caso de bebê prematuro.  Falta analisar 11 destaques inseridos nas duas propostas de emenda à Constituição.

Justificativa

O relator da proposta defende em seu parecer o princípio da dignidade da pessoa humana e a garantia de inviolabilidade do direito à vida, ambos já previstos na Constituição. De acordo com o parlamentar, a vida deve ser r respeitada desde a concepção – ou seja, do momento em que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide –, e não apenas após o nascimento. “Isso significa que nós somos favoráveis à vida”, disse. Segundo ele, o Código Penal não é alterado pela proposta.

Para a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a medida poderá inviabilizar o aborto nos casos permitidos pelo ordenamento jurídico brasileiro. Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) não considera crime o aborto praticado nos casos em que a gestação decorre de estupro ou põe em risco a vida da mulher. Em abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não é crime a interrupção da gravidez quando o feto apresentar má formação do cérebro (anencefalia).

 Criada em 30 de novembro do ano passado, a comissão especial da Câmara surgiu como resposta a uma decisão da Primeira Turma do STF que, um dia antes, havia decidido não considerar crime a prática do aborto durante o primeiro trimestre de gestação. (Com informações da Agência Câmara).

Fonte: Estado de Minas

13 de Março de 2018 às 10:10

Preso trio suspeito de ter ligação com grupo que cometeu roubo milionário em Uberaba

Duas mulheres e um homem foram detidos quando tentavam resgatar o corpo de um homem suspeito de troca tiros com a polícia em Conceição de Alagoas.

Foram presas três pessoas que podem ter ligação com a organização criminosa que cometeu o roubo milionário a uma empresa de valores de Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro. Duas mulheres e um homem foram detidos quando seguiam para resgatar o corpo de um homem na BR-050, na mesma cidade. O trio foi encontrado em uma rodovia de Ituverava, em São Paulo. A suspeita da polícia é que a morte aconteceu durante troca de tiros entre criminosos e policiais civis nessa quarta-feira em Conceição das Alagoas. 

O tiroteio aconteceu em Conceição de Alagoas. Os policiais foram surpreendidos por um veículo suspeito. Os ocupantes atiraram e houve a troca de tiros. Os criminosos abandonaram o automóvel e fugiram em direção a São Paulo. Uma grande mobilização foi feita entre policiais civis e militares de ambos estados. Os criminosos fugiram para o interior paulista, onde voltaram a trocar tiros com a Polícia Militar. No estado vizinho, roubaram dois carros e continuaram a fuga. Eles ainda não foram encontrados. 

Na manhã desta quinta-feira, um homem foi encontrado morto na BR-050, em Uberaba. Moacir Batalha Muritiba, de 41 anos, é natural de São Paulo e estava com marcas de perfuração por arma de fogo. A suspeita é que ele tenha participado da troca de tiros com os policiais. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, Ulielsa Maria da Silva, 35 anos, ex-mulher de Moacir, Maria do Socorro Araújo, de 39, irmã do homem, e Bruno Alexandre Damião dos Santos, de 40, foram detidos no interior de São Paulo quando seguiam para a rodovia. A intenção deles era resgatar Moacir, que estava baleado.

No celular de Ulielsa foi encontrada uma mensagem falando sobre o resgate dele. Maria do Socorro e Bruno foram presos em flagrante por associação criminosa, lavagem de dinheiro e favorecimento pessoal. Com Maria foram encontrados R$ 3 mil. Já Ulielsa vai responder por associação ao tráfico e favorecimento.

Ao menos outras três pessoas foram presas pela Polícia Civil suspeitas de ter envolvimento com o roubo. Um cartão e um recibo de compra encontrado por um popular em uma das ruas na zona rural de Uberaba foram os principais elementos que levaram a polícia até eles. Agnaldo Francisco da Silva Pereira, vulgo Magna, Anderson Manoel de Souza, conhecido como Nativa, e Camila Pereira da Silva, mulher de Magna, foram encontrados em Caldas Novas, em Goiás. 

A prisão dos três integrantes da organização criminosa aconteceu depois de uma ação conjunta de diversas forças policiais do país. Ela teve início depois que uma pessoa encontrou um cartão e um recibo de compras de uma corrente de aproximadamente 20 metros e cadeados em uma loja de Araguari, também no Triângulo Mineiro. O material foi colocado em postes para evitar a chegada de policiais no dia do ataque. “Através desta compra conseguimos levantar junto com a PM, da polícia do Paraná e Polícia Federal (PF), a identificação e a localização desses autores. Um deles, já tinha uma condenação de mais de 40 anos de prisão no Paraná”, explicou o delegado. As informações foram repassadas para o Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) que conseguiu chegar até os três criminosos. 

Fonte: Estado de Minas

2 de Outubro de 2017 às 19:20

Acidente no KM 97 da 040 envolvendo estudantes deixa três vítima fatais e outras feridas

Segundo informações, as vítimas do Fox são estudantes e estariam indo para a faculdade em Paracatu

Postado as 8 hrs de 29/09 e atualizado as 10h32m

Dois veículos de passeio se envolveram numa colisão na BR-040, no município de Lagoa Grande***, deixando  três pessoas mortas no inicio da noite de quinta/28/09.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) por volta 18h15min, quando um veículo VW GOL, com placas de Montes Claros, colidiu transversalmente contra outro veículo VW Fox, com placas de João Pinheiro, no KM 97 da rodovia. Com o impacto da batida, o motor do Fox foi completamente arrancado do veículo ficando ás margens da rodovia.

O VW Gol de cor Prata era ocupado por G.A.R.N, de 60 anos, que trafegava de Brasilia e tinha a cidade de Montes Claros como destino. O Fox,  por sua vez, era conduzido por Poliana Barbosa, de 30 anos e tinha como passageiras: L.S.S., 21 anos; B.P.C, 23 anos e Miriam Mendes, 26 anos.

No acidente o condutor do  Gol, bem como a condutora do Fox, tiveram morte instantânea, faleceram no local. As demais vítimas foram socorridas pela equipe médica da Via 040 e levadas ao Hospital Municipal de Paracatu. No hospital, a ocupante do Fox, Miriam Mendes, 26 anos, não  resistiu e veio à óbito.

***Lagoa Grande tem Municípios limítrofes: Vazante, Paracatu, Presidente Olegário, João Pinheiro e Lagamar

Fontes: Paracatunews e Paracatu Net - Fotos: Divulgação

 

1 de Outubro de 2017 às 12:48

Rapaz de 19 anos é baleado na cabeça em bar na 25º morte violenta do ano em Patrocínio (MG)

Foi declarada a morte cerebral da vítima pela Médica plantonista.

Veja a entrevista dos Bombeiros e da Polícia Militar sobre o caso

Postado às 22h30m de 27/09 a atualizado às 07h45m de 28/09

Por volta das 21h12m a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada à Rua Professor  João de Melo número 850 onde um homem de 19 anos havia sido baleado na cabeça.



Chegando ao local os militares socorristas avaliaram a vítima, e notaram que a mesma apresentava um perfuração na parte posterior esquerda da cabeça (nuca) e pelo orifício hemorragia e perda de massa encefálica.

Os Bombeiros fizeram o curativo na cabeça da vítima é a imobilizaram em prancha longa.

A vítima deu entrada ainda com vida no Pronto Socorro Municipal as 21h20, mas seu estado era muito grave. Ele respirava ofegante e inconsciente.

Foi declarada a morte cerebral da vítima pela Médica plantonista. 

Segundo uma testemunha disse a polícia, a vítima Adeilton Lourenço da Silva, 19 anos, estava sentado no antigo bar do Coco, de costas para a rua, quando passaram dois rapazes numa bicicleta e um deles efetuou um disparo.

Em cima da mesa ficaram duas latas de cerveja Kaiser latão e os chinelos da vítima.

Equipes da Polícia Militar estiveram no local e a proprietária bar se limitou dizer que ouviu apenas um estampido, pensou que era "bombinha". Afirmou também que não viu ninguém.

É a 25º morte violenta do ano em Patrocínio(MG).

A vítima possui passagem por adulterar sinal identificador de veiculo automotor; uso e consumo de drogas.

 

27 de Setembro de 2017 às 12:10

Assaltantes que agiam em Patrocínio e Monte Carmelo são presos em Celso Bueno

A PM montou uma grande operação que resultou na prisão dos autores

MONTE CARMELO/MG -  No dia 26, por volta de 16h00min, a Polícia Militar recebeu informações de que suspeitos de roubos na região rural e também em Patrocínio e Monte Carmelo estariam escondidos em uma casa no Distrito de Celso Bueno, na Rua Felicidade. 

Diante das informações foi desencadeada uma operação para confirmação dos fatos. Equipes de Monte Carmelo e Celso Bueno apoiadas por uma Guarnição Tático Móvel do 46º BPM e a Guarnição da Sub Corregedoria da 10ª RPM se deslocaram para o local. 

Ao perceber a aproximação dos policiais, os dois autores saíram correndo e arremessaram cada um uma arma de fogo nos fundos do imóvel. Os dois foram alcançados, sendo presos e as armas, dois revólveres calibre 32, sendo um municiado com 03 munições picotadas, e o outro municiado com 03 munições intactas, apreendidas.

 
  

Na residência de homizio dos autores foi encontrada uma bucha de   maconha, além de roupas semelhantes às utilizadas em roubos na região. Também foi encontrada a autora Amanda Miranda Amorim de 20 anos, que dadas as circunstâncias, também foi conduzida presa, ela estava portando uma bucha de maconha. 

Os autores Bruno Gonzaga Nogueira da Silva de 20 anos, um menor de 17 anos são suspeitos de 02 roubos na zona rural ocorridos na última semana, no município de Monte Carmelo e outro no município de Patrocínio.

A Polícia Civil segue com as investigações e em breve mais detalhes do que foi apurado.

Em Patrocínio (MG) ele roubaram um supermercado. Veja aqui os detalhes e o vídeo